Minha retrospectiva literária de 2011

Crédito: Banco de Imagens Free (MS-Office)

Chegamos em 2012. Inevitável o desejo de fazer um balanço do ano que se despediu. No meu balanço, colocaria em fonte bem pequena os momentos que minha saúde me deu algumas rasteiras, mas não os apagaria, pois aprender a pisar, de forma macia, em algumas pedras, nos faz ter equilíbrio em qualquer caminho. Além disso, a crise de estresse me serviu como um aviso: “Ei, hora de engatar a ré”! E engatar essa ré me permitiu ver algumas imagens que eu não tinha percebido antes.

Mas o foco aqui é minha retrospectiva literária. E não preciso muito para descobrir que 2011 foi especial. Lancei mais dois livros, o infantil Uma turma para Dora (Ed. Vermelho Marinho) e o juvenil De volta à Caixa de Desejos (Ed. Vermelho Marinho); tive um belo conto ilustrado por Fabiana Salomão, publicado na antologia Trem de Histórias (Caki Books); um terceiro livro saiu do forno e será lançado agora em janeiro – o infantil O Banho de Nina (Ed. Escrita Fina); dei algumas entrevistas; fui premiada no Prêmio SESC Monteiro Lobato; terminei mais alguns livros; enfim, coloquei mais algumas pecinhas no meu castelo literário. Um ano abençoado literariamente.

Então, nada melhor para encher 2012 de energia do que recordar todas essas pecinhas.

Janeiro

  • Entrevista para o Programa Livros na Mesa, apresentado por Suzana Vargas, na TV Comunitária (canal Net – 6). O vídeo da entrevista pode ser acessado no site da AEPET. Começa no 3º bloco do Programa Debate Brasil.

Abril

Crédito: Guilherme Lima

  • Gravação da minha participação no programa ABZ do Ziraldo como contadora de histórias. Tive o prazer de contar a história inédita “Amizade desenhada”, que será lançada agora em 2012 pela Editora Escrita Fina. O programa irá ao ar no final de janeiro. Confirmo a data num post futuro.

Maio

  • Participação na FLIST (Festa Literária de Santa Teresa), numa mesa de bate-papo com a escritora Edna Bueno, falando sobre paixão pela literatura, o livro Caixa de Desejos e os lançamentos do ano.

Junho

  • Entrevista para a Rádio MEC AM (http://www.radiomec.com.br), no Programa Estação Cultura, apresentado por Alessandra Eckstein.
  • Pré-lançamento dos meus livros “Uma turma para Dora” (Ed. Vermelho Marinho) e “De volta à Caixa de Desejos” (Ed. Vermelho Marinho) no 13º Salão FNLIJ, num belo bate-papo com as crianças e jovens.

Julho

Crédito foto: Marco Garavaldi

  • Lançamento dos livros “Uma turma para Dora” (Ed. Vermelho Marinho) e “De volta à Caixa de Desejos” (Ed. Vermelho Marinho) na Livraria Travessa do Leblon.

Setembro

  • Encontro com leitores na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

Outubro

  • Encontro literário no SESC de Nova Friburgo, apresentando a oficina “A literatura infantojuvenil brasileira hoje”.

Novembro

  • Cerimônia de Premiação em Brasília do Prêmio SESC Monteiro Lobato de Contos Infantis, no qual fiquei em 3º lugar com meu texto “A grande máquina”.
  • Participação como apresentadora da categoria Contos – Individuais do Prêmio Codex de Ouro.

Dezembro

Deixe um comentário

