O olhar de um artista: convite para a Exposição Lugares & Pessoas

Flyer3

Todo escritor sabe o quanto é importante um olhar. É o nosso olhar para um momento, uma frase ou um acontecimento que faz nascer um livro. É o nosso olhar traduzido em palavras, frases, parágrafos que nos faz artistas e um artista diferente do outro.

Por isso, quando encontramos artistas com olhares que nos oferecem o diferente no que existe sempre igual é hora de parar e apreciar.

E é para termos essa oportunidade, para podermos apreciar a visão de um fotógrafo que, acima de ser meu amigo, é um artista especial, que convido todos os meus amigos, escritores ou não, a apreciar a Exposição Lugares & Pessoas, que acontecerá no Corredor Cultural do Ministério Público do Rio de Janeiro, de 15 de julho a 2 de agosto.

Marco Garavaldi, assim como eu, é analista de sistemas por formação. Assim como eu, a arte bate mais forte em seu coração. A arte que o acompanha desde menino. A arte que o acompanha desde a primeira máquina fotográfica – a semente que viera em forma de presente.

Garavaldi já viajou o mundo e durante essas viagens trouxe o seu olhar numa visão ímpar de lugares como Munique, Amsterdam, Viena, Bruxelas, Lisboa, Londres, Paris, Zurique, entre outros; trouxe o seu olhar de pessoas que estavam nesses lugares sem se preocupar que a vida corre em cada esquina, em cada alvorecer, em cada caminhar; trouxe o seu olhar eternizado em fotos fantásticas.

Então, fica aqui o meu convite. Amanhã, a inauguração é a partir das 18h. Nos outros dias, a exposição está disponível o dia todo.

Querendo saber mais desse querido amigo e fotógrafo, é só dar uma passadinha em seu site: garavaldimarco.fot.br.

Mas para adiantar divido com vocês o texto em que Marco Garavaldi traz uma prévia do que vamos encontrar:

“Esse trabalho fotográfico, “Lugares e pessoas”, foi desenvolvido em um estilo mais tradicional. Fiz as fotografias em preto e branco para realçar as texturas e as formas. Segue por um caminho que busca momentos de reflexão do ser humano, contrastando com os lugares. Busco o insólito, aquele lugar conhecido visto por um ângulo diferente, ou então revelar o charme bucólico de uma pequena vila nos alpes. O lacônico parque num dia de outono, os bancos esperando pacientemente alguém para lhes fazer companhia, as crianças brincando em seu próprio mundo, o homem estático, estupefato diante da magnitude da natureza, consciente de sua pequenez. A jovem contrasta com a velha senhora, cada uma testemunho de seu próprio tempo. As mãos virtuosas de músicos de rua que, salvo pelas roupas, poderiam estar tocando no Municipal. A estátua com a flor e seu vestido prateado, esboçando um suave sorriso ao ver-se personagem de uma imagem que viajará o mundo. Enfim, são pessoas e lugares que me tocaram, imagens que ficaram em minhas lembranças, momentos que espero poder dividir com vocês.”

 Flyer2

Anúncios

Um pensamento sobre “O olhar de um artista: convite para a Exposição Lugares & Pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s